Bellini Ristorante

Blog

Tiramisu: a tradicional sobremesa italiana

Posted on

Você sabe qual é a sobremesa preferida do Papa Bento XVI e uma das mais famosas da cozinha italiana? O Tiramisu é uma espécie de pavê cujos ingredientes principais são o mascarpone, o café e o chocolate.

Apesar de sua história e origem terem muitas suposições, não existem documentações da sobremesa antes do ano de 1983. Alguns estudiosos sobre o assunto dizem que o Tiramisu surgiu no século XX após a Segunda Guerra Mundial em Treviso, Vêneto.  O nome seria derivado da sobremesa energética “che ti tira su” (que te faz levantar) por ter propriedades afrodisíacas – era usada para revigorar boêmios, em especial nas noitadas dos bordéis.

Outros especialistas consideram que a sobremesa é originária da região da Toscana e teria sido servida em um banquete em homenagem a Cosimo III (1642 – 1723) da Família Médici, quando foi chamada “Zuppa del Duca” (sopa do duque). Ainda existem outras teorias sobre a origem do doce, mas não se sabe ao certo qual delas é a verdadeira.

Também conhecido como “Trifle Tuscan” (Torta Toscana) e “Zuppa Inglese” (sopa inglesa), o Tiramisu tradicional é geralmente composto de biscoitos molhados em licor, camadas de chocolate picado e massa doce feita com biscoito champanhe.

No cardápio do Bellini você encontra essa sobremesa para coroar a sua deliciosa refeição, e hoje você é o nosso convidado para prova-la. Mas se ainda assim quiser fazer em casa para toda a família, a gente deixa aqui a receita do Tiramisu do Bellini. É só colocar a mão na massa e se deliciar!

Receita do Tiramisu do Bellini

INGREDIENTES (Para uma forma retangular de 25 cm x 10 cm lado x 5 cm altura)

Creme Mascarpone

80 ml de água

150 g de açúcar

5 gemas

400 g de queijo Mascarpone

Calda de café

1 xícara de café feito com Nescafé

20 ml de vinho Marsala

Montagem

250 g de biscoitos champagne

Cacau em pó para polvilhar

PREPARO

Creme Mascarpone

Numa panelinha ferva a água com o açúcar e deixe formar uma calda grossa e derrame quente sobre as gemas mexendo continuamente. Volte a panela ao fogo em banho-maria  e mexa até engrossar e transfira para a batedeira, batendo até esfriar (deve estar realmente frio) e aumentar de volume. Incorpore muito delicadamente o queijo Mascarpone e reserve.

Calda de café

Misture o licor ao café já frio.

Finalização

Mergulhe rapidamente os biscoitos na calda de café fria e coloque metade deles no fundo da fôrma. Cubra com o creme de Mascarpone. Polvilhe generosamente com o cacau em pó, coloque outra camada de biscoito e mais uma de creme. Alise com a espátula. Leve ao freezer por no mínimo 4 horas. Na hora de servir, polvilhe com cacau em pó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>