Para um bom Filleto Tartufatto al Brie!

IMG_2154

Um dos pratos mais apreciados no Bellini Ristorante é  o Filet Tartufatto, coberto com Brie. E quem resiste?! A receita traz uma composição elaborada deste sabor “carne+queijo” que tanto amamos. Aqui o Ristorante adaptou a receita, que serve até quatro pessoas, com o acompanhamento de um saboroso risoto de cogumelos variados e parmesão. Ajeite as panelas, anote o passo a passo e assuma a cozinha!

Ingredientes para o filet
04 cortes de filet mignon de 250g cada com 3 a 4 cm de espessura cada
Sal e pimenta a gosto
04 colheres de café de manteiga tartufada ou azeite tartufado
600 ml de molho rôti
04 fatias de 50g de queijo brie (corte as fatias com o queijo gelado)

Ingredientes para o risoto
01 xícara e meia de arroz carnaroli ou arbóreo
04 colheres de sopa de azeite extravirgem
01 xícara de cogumelos variados (2 Portobello fatiados, 4 cogumelos Paris fatiados, 2 cogumelos shitake fatiados, se preferir poderá ser usado somente 1 tipo de cogumelo)
01 colher de sopa de cebola ralada
01 dente de alho amassado
01 colher de manteiga sem sal
100g de queijo parmesão ralado
02 xícaras de caldo de frango fervente ou o quando baste
Sal e pimenta moída na hora, a gosto

Modo de preparo do risoto
Numa panela com capacidade para 03 litros coloque o azeite, a cebola e o alho, refogue e junte os cogumelos, mexa, de vez em quando, até os cogumelos estarem murchos. Junte o arroz cru e mexa para que os grãos fiquem envolvidos pelo azeite.
Acrescente o caldo fervendo aos poucos, tempere com sal e pimenta e vá mexendo para soltar o amido do arroz. Vá acrescentando mais caldo à medida que for secando.
Quando o arroz já estiver ao dente e ainda úmido, junte a manteiga e o queijo parmesão ralado e mexa bem para amalgamar. O risoto já está pronto! Importante ressaltar que o risoto e os filets devem ficar prontos quase ao mesmo tempo. Preferencialmente terminar o risoto depois do filet para servir o prato de maneira impecável!

Grelhando o filet
Leve ao fogo alto uma frigideira grossa ou chapa e deixe esquentar até sair fumaça.
Tempere os filets com sal e pimenta. Unte a superfície com óleo ou azeite comum e grelhe um filet de cada vez. Deixe de um lado por 3 minutos, sem mexer, vire e deixe mais 6 minutos do outro lado para uma carne ao ponto. Vá reservando os filets numa assadeira em lugar aquecido.

Para servir
Esquente o molho rôti e só então junte a manteiga tartufada mexa para derreter. Experimente o molho e coloque mais sal e pimenta do reino moída na hora, se necessário. A manteiga só deve ser acrescentada no último momento. Arrume uma fatia de brie sobre cada filet e leve ao forno super quente para o queijo derreter. Com uma espátula larga retire a carne da assadeira e arrume um filet em cada prato e coloque 03 colheres de molho quente sobre cada filet, sirva acompanhado de risoto de cogumelos variados com parmesão.

Sugestão 
Essa é uma receita trabalhosa e vale todo o esforço de prepará-la, ficará mais fácil se for feita em etapas. Não deixe para fazer tudo no mesmo dia. Se quiser substituir o risoto por outro acompanhamento o Bellini sugere batatas cozidas, pois, são simples e fáceis de fazer ou batata gratinada que pode ser montada um dia antes, guardadas na geladeira a levadas ao forno 1 hora antes de servir! Bom apetite.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *