Aprenda a fazer o Ravioli Verdi do Bellini Ristorante!

Ravioli03_João Bardy

Quem não gosta de uma massinha diferente para reconfortar as refeições?! Esta é colorida pela adição de espinafre e rende até quatro generosas porções! Recheada com muçarela de búfala e ricota, o prato é uma das opções deliciosas da subseção “Pastas” preparada pelo Chef Rodrigo Varela e equipe, no mediterrâneo Bellini Ristorante. Se você gosta de cozinhar, anote o passo a passo para fazê-la, também, em casa!

Massa
400g de farinha de trigo (aproximadamente)
100g de farinha de semolina
05 ovos grandes (se os ovos forem pequenos, pode colocar 6 unidades)
½ xícara de espinafre fresco cozido e bem espremido (medir depois de cozido e espremido!)

Recheio
300g de muçarela de búfala escorrida na peneira (deixe escorrer por 3 horas!)
50g de ricota
Sal
Noz-moscada, a gosto
Pimenta preta moída na hora, a gosto

Preparo da Massa:
Numa superfície de trabalho coloque as farinhas misturadas e deixar espaço no meio. Batata no liquidificador o espinafre com os ovos e o sal, por até 2 minutos.
Derrame a mistura feita no centro das farinhas e vá misturando com os dedos – de dentro para fora – até que todo o creme e farinhas estejam incorporados. Faça uma bola com a massa e cubra com um filme plástico; deixe-a descansar por uma hora na geladeira. Depois dê uma olhada, caso fique muito úmida, junte um bocado mais farinha de trigo, aos pouquinhos e misture bem. Hora de moldar! Prepare o cilindro e divida a massa em 04 pedaços iguais. Achate cada pedaço para começar a passar no cilindro com a abertura mais larga. Mesmo que caiam alguns pedaços e a massa pareça desagregada, continue juntando os pedaços e passando, pois a massa vai incorporar corretamente. A medida que a massa for ficando mais homogênea  diminua os espaços até que fique uma tira fina. Faça isso com um pedaço de massa de cada vez Lembre-se: mantenha os outros pedaços cobertos para não secar a massa.

Preparo do recheio
Coloque todos os ingredientes no processador e bata até que fique liso. Experimente o tempero e se for necessário regule o sal.

Monte os raviólis
Depois da tira de massa perfeita e aberta coloque uma colher de sopa de recheio para cada ravióli, cubra com outra tira de massa e corte no formato desejado (meia lua, redondo ou quadrado). Aperte as laterais para fechar e cozinhe em água fervente até que subam a superfície. Escorra e coloque numa assadeira com um fio de óleo. Enquanto isso prepare o molho de tomate de sua preferência e deixe bem aquecido. Quando os raviólis estiverem todos prontos, coloque as porções nos pratos aquecidos e cubra com o molho quente e polvilhe com um bom Grana Padano e bom apetite!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *