Receita de Pirarucu com Purê de Mandioquinha do Bellini Ristorante

Conhecido como o gigante das águas doces, o peixe Pirarucu é imponente e nativo da Amazônia. Sua etimologia indígena, Tupi, quer dizer pira, “peixe”, e urucum, “vermelho” (referente a cor da cauda).

No prato, seu sabor é único: tenro e marcante, rico em umami por manter um excelente percentual de gordura, que, sobre mãos experientes torna-se uma condição versátil para receitas saborosíssimas!!!

Um destas boas pedidas foi criada pelo pelo Chef potiguar, Rodrigo Varela, a frente da brigada do Bellini Ristorante, de Campinas.

***Este prato não está mais no nosso cardápio noturno, porém , se você adora uma receita nova é só anotar e reproduzi-la  à sua moda, em casa***.

Anote! 🙂

Ingredientes:
Rende 1 porção

220g de Pirarucu (peixe bem saboroso por apresentar um teor maior de gordura!)
Sal e Pimenta do Reino, a gosto
Azeite, o quanto baste
01 dente de alho moído
05 tomates-cereja cortados ao meio
Quatro camarões médios, frescos e limpos
05 azeitonas chilenas, fatiadas
02 folhas frescas de manjericão
03 mandioquinhas médias descascadas e cozidas em água e sal

Preparo: Tempere o peixe com sal e pimenta do reino e sele em fogo médio, por no máximo, oito minutos (se a posta estiver muito alta, caso contrário faça o processo por seis minutos) e reserve. Na frigideira, onde o peixe foi grelhado, junte azeite, o quanto baste, o alho, os tomates, as azeitonas e os camarões; por último acrescente o manjericão: assim que os camarões estiverem douradinhos arrume o peixe, em um prato, e cubra-o com os camarões e com o molho que ficou no fundo da frigideira. De guarnição, sirva um purê simples e delicioso de mandioquinha cozida em água e sal, emulsionado com leite morno, manteiga fresca de excelente qualidade; corrija o sal.

Dica do Chef:  super importante é não esquecer que, antes de emulsionar o purê é preciso passar a mandioquinha cozida em uma peneira para que fique liso e homogêneo.

Buon Appetito!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *